Prótese em Presidente Prudente: entenda como funciona o procedimento
A prótese dentária em Presidente Prudente é a área da odontologia que se dedica à confecção de dispositivos personalizados para substituir os dentes ausentes ou restaurar a funcionalidade de dentes danificados.
Essas próteses podem ser removíveis ou fixas, proporcionando uma solução eficaz para restaurar um sorriso saudável.
Ao contrário do que pensam, as próteses dentárias não são procedimentos odontológicos que servem apenas para a estética, apesar de contribuir para a autoestima do paciente.
Esta técnica também é recomendada para recuperar as funções perdidas pela falta de dente, como no caso da mastigação e da fala.
Sintomas dos dentes ausentes e danificados
A falta dos dentes pode aumentar o risco de muitos problemas de saúde sérios. Isso porque os dentes humanos desempenham papéis fundamentais para manter uma boa saúde bucal.
A mastigação é a principal função dos dentes, quando existe a falta de um deles o ato de morder se torna mais complicado, consequentemente, pode haver uma má nutrição dos alimentos ingeridos, pois o estômago não consegue processar adequadamente alimentos maiores e mais duros.
Outro ponto que deve ser observado pela falta dos dentes é em relação à saúde bucal. Estas situações aumentam as chances dos níveis de bactérias na boca e o desenvolvimento de infecções orais.
Além dessas questões, os dentes ausentes podem prejudicar a saúde mental. Isso porque o sorriso é altamente associado a problemas de autoestima, podendo dar início a um quadro de depressão e autoconfiança.
Causa das necessidades de próteses
A prótese dos dentes é indicada para os pacientes que perderam alguns dentes ou todos. Diante disso, existem diversas circunstâncias que podem resultar na perda dos dentes, podendo incluir:
- Cáries avançadas;
- Traumas ou lesões;
- Doenças periodontais severas;
- Condições médicas que afetam a saúde bucal.
Tratamentos oferecidos pelo Instituto Rotta
Na Clínica Instituto Rotta, oferecemos diversas opções de prótese dentária para atender às necessidades únicas de cada paciente.
Uma das técnicas é a prótese removível, sendo os dispositivos que podem ser retirados pelo paciente, facilitando a higienização e o uso do aparelho.
A outra técnica é a prótese fixa que contém coroas individuais, pontes e protocolos de implantes que oferecem uma solução permanente e estável.
Dúvidas frequentes sobre prótese dentária
- Quais são os materiais usados nas próteses dentárias?
R: As próteses podem ser feitas de materiais como cerâmica, porcelana, metal ou resina, escolhidos com base nas necessidades de cada paciente.
- Qual é a durabilidade de uma prótese dentária?
R: A durabilidade varia conforme o material e os cuidados do paciente. Em média, próteses bem mantidas podem durar vários anos.
- As próteses dentárias parecerão naturais?
R: Sim, os avanços na odontologia estética garantem que as próteses dentárias se assemelham aos dentes naturais, proporcionando uma aparência natural e harmoniosa.
- Posso comer de tudo após a colocação da prótese?
R: De maneira geral, a prótese dentária costuma suportar muito bem os esforços da mastigação.
- A prótese tem um tempo de vida útil?
R: As próteses em resina possuem um período de vida de 4 a 5 anos, após esse período eles perdem o brilho e ficam vulneráveis a fraturas. Já as próteses em porcelana possuem uma maior longevidade, podendo durar por mais de 10 anos.