Endodontia em Presidente Prudente: conheça o tratamento de canal
A endodontia em Presidente Prudente, também conhecida como tratamento de canal, é a área da odontologia que trata as condições que afetam a polpa dental, sendo o tecido interno do dente, e as raízes. O tratamento mais conhecido nessa área é a famosa "canalização", que visa salvar dentes comprometidos por cáries profundas, infecções ou lesões.
Geralmente, o canal no dente é indicado quando um dente está com uma inflamação interna, ou quando já está necrosado. As causas podem ser diversas, normalmente a cárie é a mais comum.
Sintomas de problemas na polpa dental
Problemas na polpa dental podem se manifestar como:
- Dor aguda ao mastigar ou pressionar o dente;
- Sensibilidade extrema a temperaturas quentes ou frias;
- Inchaço na área do dente afetado;
- Dor persistente, mesmo sem estímulo.
Causas de complicações na polpa
Diversos fatores podem levar a problemas na polpa dental, incluindo cáries profundas não tratadas, traumas dentários, fraturas dentárias e inflamações ou infecções.
Além disso, o bruxismo e a mastigação inadequada também podem contribuir para tais traumas. Muitas situações da pulpite podem estar associadas a diferenças bruscas de temperaturas, processo de quimioterapia, radiação, galvanismo ou outros agentes químicos.
Tratamentos oferecidos pelo Instituto Rotta
No Instituto Rotta, você encontra diversos tratamentos avançados de endodontia para ajudar a recuperar os dentes e aliviar a dor — que, por sinal, é extremamente incômodo e pode atrapalhar a realização das atividades diárias.
A primeira técnica é o tratamento de canal. Seu objetivo é realizar a remoção da polpa afetada, limpeza e preenchimento das raízes, seguido pela restauração do dente. O outro procedimento disponível é o retratamento de canal, indicado para determinados casos.
Neste caso, o profissional odontológico pode pedir uma revisão do tratamento anterior e um novo tratamento.
Dúvidas frequentes sobre a endodontia
- O tratamento de canal é doloroso?
R: O tratamento de canal é realizado com anestesia local, minimizando qualquer desconforto. O procedimento alivia a dor associada à infecção ou inflamação.
- Após o tratamento de canal, o dente fica frágil?
R: O dente tratado pode ficar um pouco mais frágil, mas é geralmente restaurado com uma coroa protetora para manter sua força.
- Quando um dente deve ser extraído em vez de receber tratamento de canal?
R: A extração é considerada quando o dente não pode ser salvo ou quando o tratamento de canal não seria eficaz. O odontologista avaliará o caso.
- Sempre que um dente dói, é sinal de uma necessidade do tratamento?
R: Não, nem sempre. A dor de dente pode ser decorrente de vários estímulos diferentes. Para saber se é necessário o tratamento de canal é importante ir ao dentista para que seja feito o seu diagnóstico e, por fim, ser recomendado o melhor procedimento para a situação.
- Um dente já tratado, pode receber novamente o tratamento endodôntico?
R: Sim. Normalmente, o retratamento é recomendado quando o primeiro procedimento sofreu intercorrências.