Tratamento de cárie em Presidente Prudente: quais são os procedimentos disponíveis?
As cáries são áreas de deterioração nos dentes, causadas principalmente por um processo de desmineralização resultante da ação de bactérias presentes na placa dental. Quando não tratadas, as cáries podem progredir e causar danos significativos aos dentes.
As bactérias produzem o ácido que destrói o esmalte dos dentes após consumir restos de alimentos, principalmente açúcar. Por isso, é sempre importante ressaltar que a boa higiene bucal é essencial para manter a boca saudável.
O hábito da limpeza constante serve para remover quaisquer resíduos e proteger a região oral com flúor.
Causas da cárie
Existem diferentes tipos de cárie, por isso as causas podem ser variadas.
- Cárie coronária: Prejudica a superfície do dente, afeta a parte superior do dente, principalmente as superfícies de mastigação. É comum tanto em crianças quanto em adultos.
- Cárie radicular: Este tipo afeta a raiz do dente, pois, com o envelhecimento é comum as gengivas retraírem e exporem a raiz do dente, que não possui esmalte de proteção. Por isso ela afeta principalmente idosos.
- Cárie recorrente: Ocorre próximo ou ao redor de restaurações e coroas existentes, pois, essas áreas tendem a acumular placas bacterianas.
Entretanto, as cáries não surgem apenas por conta da presença das bactérias na superfície do dente, mas também da resistência do esmalte. Por isso, algumas pessoas podem desenvolver a cárie, mesmo com os cuidados adequados da limpeza bucal.
Prevenção de cárie
A nossa própria saliva é fundamental para a prevenção da cárie. Ela contribui na eliminação dos restos de comidas nos dentes, além de equilibrar a acidez bucal.
Entretanto, isso não é o suficiente. Existem outras abordagens para combater as cáries, incluindo:
- Rotina rigorosa de higiene oral, escovando e usando fio dental regularmente;
- Redução no consumo de açúcar e alimentos ricos em amido;
- Uso de produtos dentários com flúor para fortalecer o esmalte dental;
- Visitas regulares ao dentista para limpezas e exames.
Tratamento de cáries
Se as cáries forem diagnosticadas cedo, o tratamento é geralmente simples:
- Remoção da área comprometida e preenchimento da cavidade com material restaurador.
- Em casos mais avançados, pode ser necessária uma restauração mais extensa ou um tratamento de canal.
Dependendo da situação, pode ser necessário a colocação de uma prótese para substituir o dente perdido.
Dúvidas frequentes sobre a cárie
O tratamento da cárie dói?
R: O tratamento de cáries é realizado com anestesia local, minimizando qualquer desconforto. Você pode sentir sensibilidade após o procedimento, mas ela tende a desaparecer.
Como saber se tenho cárie:
R: Sintomas incluem sensibilidade, dor ao mastigar e visualização de manchas escuras ou buracos nos dentes. Um exame odontológico é necessário para um diagnóstico preciso.
As cáries podem se curar sozinhas?
R: Uma vez que o dano ao esmalte ocorre, ele não se regenera. Cáries devem ser tratadas pelo dentista para evitar a progressão.
Os dentes são afetados todos da mesma forma?
R: Os dentes molares e pré-molares permitem o acúmulo maior de alimentos, aumentando as chances do desenvolvimento de cárie.
Quem usa aparelho tem mais cárie?
R: Em parte, sim! É muito comum que alimentos se prendam ao aparelho, e dificultando assim a higiene, principalmente o aparelho fixo.