Articulção e disfunção Temporomandibular
Antes de tudo, entenda a diferença entre ATM (Articulação Temporomandibular) e DTM (Disfunção Temporomandibular).
O que é ATM?
ATM ou Articulação Temporomandibular é a articulação que liga a mandíbula (osso móvel da cabeça) ao crânio. Considerada uma das mais complexas do corpo humano, ela é uma das responsáveis pela movimentação da mandíbula.
O que é DTM?
Qualquer problema nos músculos, ligamentos, discos e ossos que impeçam o bom funcionamento da ATM é chamado de DTM ou Disfunção Temporomandibular. Na maioria das vezes, a DTM traz ao paciente desconforto muscular na região, dores faciais e cervicais, estalos, cefaléia, entre outros.
Qual o tratamento da Disfunção Temporomandibular?
Após um exame clínico e correto diagnóstico, existem procedimentos e técnicas que reduzem consideravelmente os sintomas.
Medicamentos e Compressa
aplicação de compressa quente na região ou o uso de relaxante muscular, aspirina e outros analgésicos podem eliminar um pouco da dor e diminuir os espasmos. Os medicamentos agirão na consequência do problema e não na causa da disfunção. IMPORTANTE: nunca se automedique. Busque sempre orientação e ajuda profissional para seu caso.
Aparelhos Intrabucais
São dispositivos utilizados dentro da boca, que a partir de ativações e ajustes realizados pelo profissional diminuem ou até mesmo eliminam sintomas causados pela DTM.
Tratamento Multidisciplinar
Com acompanhamento do dentista e de um fisioterapeuta especializado em DTM, o paciente pode praticar exercícios e técnicas para solucionar sintomas da disfunção ou até mesmo a causa da mesma.
Cirurgia
Procedimento realizado raramente, quando nenhum dos tratamentos se mostra eficaz, é feita uma avaliação para indicação de cirurgia.
Agende uma avaliação
Ligue: (18) 3221-8321 ou