Bruxismo

Bruxismo

bruxismo


O que é o bruxismo?

Bruxismo é o transtorno em que o indivíduo morde com força excessiva ou range os dentes de forma involuntária durante o sono ou em situações de estresse. Por se manifestar quase sempre de forma inconsciente, muitas pessoas só descobrem que têm o problema após uma visita ao dentista, que logo identifica o desgaste nos dentes.


Quais os sintomas do Bruxismo?

Os principais sintomas do Bruxismo são dores de cabeça e na articulação da mandíbula, principalmente pela manhã, após acordar. Quando não tratado, os sintomas podem evoluir para:


  • Desgaste das estruturas dentais;
  • Dores na face;
  • Dificuldade na abertura e fechamento da boca;
  • Zumbido e dor no ouvido;
  • Músculos da mandíbula cansados ​​ou tensos
  • Mastigação prejudicada;
  • Estalo quando movimenta a boca;
  • Interrupções durante o sono.

Quais as causas do Bruxismo?

Algumas das causas que podem estar relacionadas ao desenvolvimento do bruxismo são:


Estresse

Uma rotina desgastante, física ou emocionalmente pode desencadear respostas involuntárias do organismo. Essa sobrecarga pode provocar o bruxismo.


Personalidade

Pessoas agressivas, ansiosas ou hiperativas demais tendem a desenvolver bruxismo com maior facilidade. Isso porque o corpo – inconscientemente – pode expressar essa “energia” forçando a mandíbula e os dentes.


Medicamentos

Alguns medicamentos de uso contínuo têm como efeito colateral o desenvolvimento do bruxismo.


Transtorno Obsessivo Compulsivo

O estresse causado pelo TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), quando intenso demais, pode desencadear ranger de dentes durante o dia e à noite.


Quais os principais tratamentos para o Bruxismo?

Na maioria das vezes multidisciplinar, o tratamento do Bruxismo passa por diversos recursos odontológicos e, dependendo do caso, por terapias psicológicas, comportamentais e farmacológicas.


Aparelhos Intrabucais

Um dos procedimentos mais usados para o tratamento do Bruxismo são as placas. Feitas sob medida, visam reduzir o atrito entre os dentes, evitando o desgaste e prevenindo dores na face.


Ortodontia

Por auxiliar na correção da arcada, o uso de aparelhos ortodônticos equilibra a oclusão.


Exercícios

Resultado da parceria entre dentista e fisioterapeuta, a prática de exercícios para os músculos da face e articulações, podem ser eficazes no alívio dos sintomas.


músculos da face e articulações, podem ser eficazes no alívio dos sintomas. Dependendo da gravidade do caso, o dentista pode indicar outras soluções para o Bruxismo.